terça-feira, 8 de maio de 2012

Resenha: Freud, me tira dessa! - Laura Conrado

Um chick lit da melhor qualidade. É assim que defino o livro de estreia da Laura Conrado. Considero este o livro de estreia, porque os anteriores eram voltados ao público infantil. É com Freud, me tira dessa! que Laura dá seus primeiros passos na literatura "adulta", estreando "com louvor".
Não gosto de ficar esmiuçando a narrativa nas minhas resenhas. Acho que o objetivo de uma resenha, definitivamente, não é esse. Gosto de falar do que senti e experimentei ao ler o livro.
Então, vamos lá.
O livro é uma delícia! Envolvente e cativante, do início ao fim. Eu ficava com gostinho de "quero mais" cada vez que precisava interromper a leitura.
A escrita leve e fluida da Laura facilita demais a leitura. E o seu português "certinho" também. Embora pareça óbvio que um escritor escreva corretamente, não é o que tenho visto por aí, infelizmente. O que - é importante dizer - não é culpa apenas dos autores, mas também das editoras (com  exceções, é claro), que não prezam por uma revisão de qualidade.
A personagem central do livro, Catarina, é muito real, muito humana, e isso me agradou profundamente. Gosto de personagens com as quais me identifico. De carne e osso, como gosto de dizer. Apesar de amar os chick lits, às vezes, sinto falta disso nos personagens. Mas com a Catarina foi diferente. Ela é uma garota comum que, apesar de viver uma experiência insólita (apaixonar-se pelo analista), não se afasta do mundo real em nenhum momento.
Gostei muito da forma como a Laura tratou os problemas vivenciados pelos personagens - um misto de sensibilidade, humor e perspicácia. A relação de Catarina com sua mãe é um bom exemplo disso. Laura mostrou grande habilidade para tratar de uma questão, na minha opinião, complexa, sem decepcionar o leitor.
O universo dos personagens e seus dramas me acompanharam por um tempo, depois que já tinha terminado a leitura, especialmente a experiência vivida pela Fabi, por guardar íntima relação com o drama de uma das personagens do meu próximo livro.
Quem gosta de chick lits vai adorar. A Laura fala diretamente com o leitor. Parece um bate-papo, uma conversa entre amigas (ou amigos). Muito bom!!
Em resumo, garantia de boas risadas e boas reflexões.
Com certeza, recomendo!!


Freud, me tira dessa!


Sinopse: Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história.


Foto -Laura Conrado


Sobre a autora: Desde criança, Laura Conrado mostrava habilidade em criar histórias. O gosto pela escrita e pela leitura levou-a a se formar em Jornalismo. Trabalhou em jornais impressos, emissoras de televisão e assessorias de comunicação.
Aos 21 anos publicou seu primeiro livro "Miguel e Pão dos Anjos", pela Editora Santuário. A trama conta com muita aventura e suspense destinada ao público infantil.
Aproveitando a receptividade de seu primeiro livro, Laura lançou em 2012 histórias em forma de poema, também destinadas às crianças, no livro "Lendo com o Papai e a Mamãe", pela distribuidora Mãe da Igreja.
Seu primeiro romance destinado aos jovens leitores foi lançado em março de 2012. "Freud, me tira dessa!" traz a história da Catarina, suas confusões e trapalhadas amorosas. Buscando rever suas escolhas, Catarina inicia a psicoterapia e se apaixona pelo terapeuta. A história promete emocionar e divertir os leitores.

3 comentários:

  1. Ai, Cynthia! Assim você me mata do coração! É um honra ter um livro de minha autoria resenhado por você. MUITO obrigada! Beijokas! Laura Conrado

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiii, adorei suas palavras...já tinha curiosidade...só aumentou!!!

    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa e sua maneira de avaliar o livro. Com o chick lit sempre fico um pouco receosa por isso nunca da Meg Cabot,mas gstei da indicação ^^

    http://joicy-santos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir